segunda-feira, 19 de abril de 2010

HISTÓRIA DO LIONS


CaL. Genistela A. S. Barbosa, Presidente do Lions Clube Conceição das Alagoas (2009/2010) e o Casal Governador do Distrito LB3 (2009/2010), CL Aderlon Francisco de A. gomes e CaL Sônia Beatriz Marques Fernandes.



MELVIN JONES, FUNDADOR DO LEONISMO

Melvin Jones nasceu em 13 de janeiro de 1879, em Fort Thomaz, Arizona. Filho de John Calvin Jones e Lídia Gibler Jones. Sua educação colegial teve início no Arizona e Missouri. Aos 21 anos de idade, decidiu mudar-se para Chicago, onde abraçou a carreira do ramo de seguros, tornando-se profundo conhecedor, quando resolveu instalar sua própria empresa, que passou a chamar-se Melvin Jones Insurance Agency.
Em 1913, já com 33 anos, um dia é chamado por um amigo para almoçar; precisamente no Business Circle of Chicago, um dos muitos clubes existentes naquela época e que basicamente, girava em torno da reciprocidade comercial, na qual mais tarde assumiu as funções de Secretário.
Perfeitamente entrosado e com certa liderança no grupo, começou a despertar em Melvin a grande idéia de que a potencialidade resultante da união desses clubes poderia ser transformada em uma força única, convergindo em auxílio aos semelhantes mais necessitados.
Dá-se então, início à expansão do movimento idealizado por Melvin e exatamente em 1916, com maciça ajuda de seu Clube, corresponde-se com outros Clubes congêneres, existentes nos Estados Unidos; fazendo ver aos seus componentes da necessidade do surgimento de uma organização pioneira que congregasse e assistisse a todas as unidades dos Estados Unidos. .
Do intenso trabalho desenvolvido, os resultados positivos começaram a frutificar e, em 7 de junho de 1917, reunem-se no Hotel Lasalle de Chicago, 12 pessoas, inclusive Melvin, todos eles integantes de diferentes Clubes de negócios.
Nessa reunião foi adotado a nome LIONS para a nova entidade, sendo indicada para presidente a Dr. Willian P. Wood e Melvin Jones, Para Secretário, ficando decidida à convocação imediata de uma Convenção e, nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 1917, em Dallas, Texas, foi realizada a primeira com a presença de 37 Delegados e 08 Suplentes. Aí, o Dr. Wood assumiu a Presidência e Melvin Jones Secretário Tesoureiro.
Logo após o término da Convenção, os Estados Unidos entraram na 1ª Guerra Mundial e os novos LIONS CLUBES imediatamente se dedicaram à ajuda Nacional.
Durante o primeiro ano de existência, os trabalhos leonísticos da Associação foram conduzidos pelo seu Presidente, em Evansville, Indiana e por Melvin Jones, em Chicago Illinois.
Na Convenção, em Saint Louis, a Associação já cantava com 48 Clubes e adota o Código de ética que é o mesmo que norteia o Leonismo até os dias de hoje, apenas, com uma única alteração.
Em 1919, realiza-se a 3ª Convenção, em Chicago e são adotados os Objetivos de Lions. Após a Convenção a Associação foi incorporada pelo Estado de Illinois em reconhecimento aos serviços que prestava.
Em julho de 1950, Melvin Jones recebeu o título de Secretário Geral, cargo extinto com sua morte. Durante 44 anos; à frente do Leonismo Mundial, Melvin Jones foi distinguido com centenas de manifestações.
Melvin Jones faleceu em 1º de junho de 1961, com 82 anos de idade, no subúrbio de Floosmoor, perto de Chicago. O seu corpo foi velado durante quatro dias e o seu sepultamento deu-se no dia 5 de junho, no Mount Hope Cemetery.



História do Leonismo no Brasil


No dia 16 de abril de 1952, estabeleceu-se o Leonismo no Brasil com a fundação do primeiro clube, que foi o Lions Clube do Rio de Janeiro, hoje, Lions Clube do Rio de Janeiro-Centro.
De acordo com a deliberação da II Convenção Nacional de Lions Clubes, em S. Paulo (1955), o dia 16 de abril é o "Dia do Leonismo Nacional" porque nesta data se deu a fundação do primeiro clube no Brasil, o do Rio de Janeiro.
Os três primeiros clubes fundados no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
•Armando Fajardo , o Leão número 1 do Brasil é fundador do Lions Clube do Rio de Janeiro e o primeiro Conselheiro Internacional do Brasil. O Leão número 1 de São Paulo é Floriano Peixoto Santos, fundador do primeiro clube de São Paulo, o Lions Clube de São Paulo - Centro.
Dois Leões Brasileiros foram eleitos Presidentes de Lions Clube Internacional. São Eles:
•João Fernando Sobral , do Lions Clube de São Paulo-Belém, que fora governador do Distrito L-4 em 1964/65 e Diretor Internacional em 1969/71.
Em 1976, na Convenção de Honolulu, Sobral foi eleito Presidente de Lions Clube Internacional, constituindo-se, assim, no primeiro brasileiro a ocupar o mais elevado cargo de Leonismo Internacional.
•Augustin Soliva , do Lions Clube de São José dos Campos-Centro, foi governador do Distrito L-16 em 1974/75 e Diretor Internacional em 1980/82.
Em 1996, na convenção de Montreal, no Canadá, foi eleito e empossado como o segundo brasileiro a ocupar o cargo mais elevado do Leonismo Internacional.


Divisão do Brasil Leonístico


Os Distritos no mundo Leonístico são designados por números ou letras e na ordem cronológica de extensão. Por coincidência o Brasil recebeu a letra “L”, nada a ver com a palavra Lions. Na Argentina, letra O, Uruguaia, J e daí segue...
Em países designados por letra, como no Brasil, quando há mais de um distrito, este denomina-se distrito múltiplo.
No AL 1953/1954, o Brasil recebeu a denominação de “Distrito Provisório L” e nomeou o Dr. Armando Fajardo como 1º Governador Distrital, cabendo-lhe a tarefa de organizar seu gabinete.
Em 1954/1955, o Brasil foi elevado à categoria de “Distrito L - Brasil”, tendo como Governador Paulo Pereira Ignácio.
Em 1954/1955, o Distrito L – Brasil tinha 32 Lions Clubes em 13 Estados e Distrito Federal.
Durante a Convenção Nacional de 1955, foi aprovada a divisão do Distrito L – Brasil em dois Distritos: L-1 e L-2, criando-se, em conseqüência, o “Distrito Múltiplo L – Brasil”. Para o AL 1955/1956, a Diretoria de Lions Internacional homologou esta divisão.
O Distrito L-1, Região Sul, teve como Governador o CL Noel Lobo Guimarães, L.C. Curitiba-PR; L-2, Região Norte, teve como Governador o CL Miguel Vita, L.C. Recife.
Em 1960/1961, nova alteração se verificava no Distrito Múltiplo. O Distrito L-Sul 1 foi dividido em “L-Sul 1” e “L-Sul 2”, autorizada pela Diretoria de Lions para vigorar a partir de 01/07/1960.
O Distrito L-Sul 1, ficou constituído pelos clubes sediados no RGS, no total de 58 e 1.407 associados, tendo como Governador o CL Agostinho Emilio Cavasotto, L.C. Novo Hamburgo(Centro).
O Distrito L-Sul 2, ficou constituído pelos clubes sediados nos Estados do Parará e Santa Catarina, no total de 42 e 1.200 associados, tendo como Governador o CL Olavo Garcia Ferreira da Silva, L.C. de Londrina-PR.
No final do AL 1960/1961, o quadro de associados registrava estes números:
Distrito L-Sul 1, 81 Clubes e 2.061 associados.
Distrito L-Sul 2, 48 clubes e 1.383 associados
Distrito Múltiplo, 310 clubes e 10.126 associados.
Lions Internacional, 15.754 clubes e 629.376 associados.


Mais sobre o Lions


Prontos a ajudar, em todo o mundo.
Sempre que um Lions Clube se reúne, os problemas diminuem. E a comunidade sai ganhando. Isso acontece porque ajudamos quem precisa de ajuda – em nossa própria comunidade e pelo mundo afora – com integridade e disposição sem iguais.
Nossos 45.000 clubes e mais de 1,35 milhão de sócios fazem de nós a maior organização social de serviços do mundo.
Também somos uma das mais eficientes. Fazemos o que precisa ser feito.
Lions Clubs International se encontra entre as maiores organizações de clubes de serviços do mundo.
Os Leões estão por toda parte.
Somos homens e mulheres em ação em mais de 200 países e áreas geográficas.
Os Leões têm uma história dinâmica.
LCI é reconhecido pela sua luta contra a cegueira, isto faz parte da nossa história assim como do nosso trabalho atual. Mas também fazemos voluntariado para vários tipos diferentes de projetos junto a comunidades, como pela preservação do meio ambiente, alimentando os famintos e ajudando os idosos e deficientes. Os Leões estão prontos para agir.
O nosso lema é “Nós Servimos.”
Os Leões fazem parte de uma rede mundial de serviços e fazem o que for necessário para ajudar nossas comunidades locais.


Enfim... resumindo nossa história....


1917: O Começo Melvin Jones, empresário de Chicago, fez uma pergunta simples que mudaria o mundo: E se as pessoas empregassem seus talentos para trabalhar em benefício de suas comunidades? Quase 100 anos mais tarde, Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com mais de 1,3 milhão de sócios em mais de 45.000 clubes e inúmeras histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: vamos melhorar nossas comunidades.


1920: Expansão Internacional Após somente três anos da nossa fundação, tornamo-nos internacionais com o estabelecimento do primeiro clube no Canadá. Depois foi o México em 1927. Nas décadas de 50 e 60, a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.


1925: Erradicação da Cegueira Helen Keller discursou na Convenção Internacional de Lions Clubes em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão.” Desde então, trabalhamos ativamente em prol dos cegos e deficientes visuais.


1945: Organização das Nações Unidas O nosso relacionamento histórico com a ONU é um
exemplo para todas as organizações internacionais. Fomos uma das primeiras organizações não-governamentais a ser convidada para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então sempre apoiamos o seu trabalho.


1957: Organização de Programas Juvenis No fim da década de 50, criamos o Programa Leo
para oferecer à juventude do mundo inteiro uma oportunidade para crescimento pessoal através do voluntariado. Existem cerca de 144.000 Leos e 5.700 Leo clubes em mais de 140 países.


1968: A Nossa Fundação A Fundação de Lions Clubs International auxilía os Leões em projetos humanitários globais ou locais de grandes proporções. Através da Fundação, os Leões atendem às necessidades tanto das suas próprias comunidades bem como as de outras comunidades pelo mundo.


1990: Lançamento da Campanha SightFirst Através da SightFirst, os Leões estão recuperando a visão e pervenindo a cegueira em nível mundial. Lançada em 1990, os Leões já arrecadaram mais de US$ 346 milhões para esta iniciativa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose (cegueira dos rios), cegueira infantil, retinopatia diabética e glaucoma.


Hoje: Ampliando Nossa Abrangência Lions Clubs International amplia diariamente a sua missão de serviço tanto nas comunidades locais como em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente e o alívio para catástrofes. A nossa rede internacional cresceu e inclui mais de 200 países e áreas geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário